Visitas


HOJE:10
Este Mes:664
Total de visitas:59995
 
 
Variadades

As batatas vão à mesa com nomes de pintores e heróis de banda-desenhada, enchem a barriga mas também são um luxo. Em Portugal, cultiva-se uma dezena de variedades, embora a produção tenha diminuído face à concorrência e à redução do consumo.

A diversidade do tubérculo em Portugal não se compara à do Peru, país de origem deste alimento e onde um Centro Internacional da Batata conserva mais de 4.300 variedades autóctones, muitas delas remontam a oito mil anos, segundo o portal das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

As variedades de batatas são classificadas pela forma (compridas ou redondas) e pela cor da casca, que pode ser branca, castanha-avermelhada ou vermelha. E em função da sua colheita. Uma batata nova é um tipo de batata vendido logo após a colheita. Seleccione as batatas de acordo com a receita que quer confeccionar - firmes ou farinhentas. Em caso de dúvida, escolha uma variedade multifuncional. Apesar do que se possa pensar existem imensos tipos de variadades de batatas, onde destacamos alguns tipos.